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terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tecnologia da Informação ajuda empresas a automatizarem serviços, facilitando, em muito, a gestão do negócio

Praticidade, segurança e agilidade. Essas são algumas das vantagens que podem ser obtidas por meio da Tecnologia da Informação (TI), conjunto de todas as atividades e soluções originadas através de recursos da computação. As aplicações para TI estão relacionadas a diversas áreas, como finanças, transportes e produção. O setor comercial também pode ser beneficiado com o uso da TI, já que possibilita melhorias na qualidade e na disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, clientes e fornecedores.




Uma das empresas especializadas em desenvolver ferramentas que atendem as mais variadas necessidades no mercado varejista é a Alterdata, que possui 70 escritórios no País. De acordo com o sócio-diretor Ladmir Carvalho, a rede desenvolveu um software de Sistema de Atuação Comercial para que o lojista tenha mais agilidade, lucro e eficiência. O programa funciona por meio de ferramentas que possibilitam, por exemplo, o conhecimento do perfil do cliente, a valorização dos vendedores e a compra de estoque com precisão.



Ranking de produtos interpretando lucratividade, giro e vendas, ponto eletrônico, aglutinação de notas fiscais, sistema de cobrança que auxilia no controle e redução de inadimplência da empresa e cadastro de comissão por metas são alguns dos recursos criados pela empresa para facilitar a rotina dos lojistas através da Tecnologia da Informação.



“Por meio do programa de Automação Comercial, atuamos com agilidade na geração das informações, no controle, na visualização dos formulários e no pedido eletrônico. Também temos o assistente de compras, que permite ao franqueador saber em tempo real as necessidades de cada loja”, afirma Santusa Serafim, analista de TI da L’acqua di Fiori, que comercializa perfumes. De acordo com ela, hoje todas as informações podem ser reunidas em um só escritório, diferente de antigamente, em que as informações das lojas demoravam cerca de meio dia para chegarem.



Cartão Fidelidade

Na opinião de Ladmir Carvalho, saber quem é o cliente deve ser o primeiro passo para uma loja alcançar o sucesso. Para descobrir o perfil financeiro do consumidor através de faixas de vendas, um dos programas criados foi o Cartão Fidelidade, que serve como um cadastro que gerencia informações, incentiva as vendas, pontua e premia os consumidores por volume de venda.



“É fundamental conhecer o perfil de quem compra os produtos para assim direcionar melhor os lançamentos, as promoções e outros tipos de ações que visam melhorar a comercialização”, comenta. Ele cita o exemplo de uma loja que conseguiu incrementar seus lucros apenas mudando a música que tocava no estabelecimento, que era voltada ao público jovem, embora os clientes fossem mais velhos. “Conhecendo o consumidor, a empresa consegue aumentar em até 20% suas vendas”, afirma.



Assistente de compras

Ladmir também cita o sistema do Assistente de compras, método que sugere quanto o lojista deve comprar de cada produto, baseado em um modelo matemático em que são levados em consideração fatores como a curva histórica de vendas, o tempo de reposição do produto e a possível sazonalidade de cada item.



“Do tempo que o lojista gasta para calcular o estoque, 80% é matemático e o restante vem da sua percepção. Com o programa, ele economiza a maior parte do tempo para investir em outras áreas mais humanas, enquanto a máquina faz o cálculo preciso”. O software possui estrutura em que é possível controlar, por exemplo, a quantidade de mercadoria comprada, vendida, requisita e o faturamento. “Nem todos os empresários têm tanta noção de matemática para calcular de forma correta quanto devem comprar de estoque. E um estoque com produtos de mais ou de menos pode trazer grandes prejuízos para o estabelecimento”, completa.


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