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terça-feira, 15 de março de 2011
Empresas da área de Serviços lideraram queixas dos consumidores em 2010
Em 2010, as empresas que mais causaram problemas aos consumidores foram as relacionadas à área de serviços. Do total das reclamações fundamentadas registradas pela Fundação Procon-SP, 36% eram contra empresas desse segmento.
O parâmetro aplicado pelo órgão de defesa do consumidor para compilar os dados para o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010, divulgado nesta terça-feira (15), foi o modo como a empresa é apresentada ao público.
Ao todo, o Procon recebeu 31.509 reclamações fundamentadas no ano passado. O número corresponde a 5% do total de atendimentos feitos pela entidade no período, que somou 630.715, entre consultas, atendimentos preliminares, orientação e outros tipos de atendimentos.
Considerando o número de reclamações dos serviços essenciais, como telefonia, água e luz, por exemplo, elas somaram 7.421 queixas ao longo do ano passado. Já os serviços privados representaram 3.787 reclamações.
Ranking da área de Serviços
No topo do ranking das empresas mais reclamadas em 2010 na área de Serviços está a Telefônica. A operadora também é a primeira colocada no ranking geral e mantém a mesma posição de 2010. Sozinha, ela concentrou 9,95% de todas as reclamações fundamentadas do ano passado - número bem menor que o registrado em 2009, quando ela concentrou 37% de todas as queixas.
De acordo com o Procon, as medidas adotadas pelo órgão de defesa do consumidor contribuíram para reduzir o número de queixas contra a empresa de telefonia. Após assinatura de um Termo de Compromisso no ano passado, a Telefônica se comprometeu a melhorar o atendimento e, com isso, vem diminuindo o volume de queixas no órgão. Segundo o Procon, é possível que haja uma mudança na posição da empresa no ranking de 2012.
Outra empresa campeã de queixas no ano passado dentro da área de Serviços foi a Claro, que ficou em segundo lugar no ranking da área e em quinto no ranking geral, com 934 reclamações fundamentadas. Segundo o Procon, as queixas contra a operadora em 2010 referiram-se a problemas com a Banda Larga 3G, que não apresentava a velocidade prometida, e cobranças de valores superiores ao contratado pelos consumidores.
No terceiro lugar do ranking da área aparece a Eletropaulo, com 863 reclamações fundamentadas no ano passado. Na lista geral, a companhia aparece em sexto lugar. Dentre as questões que foram mais recorrentes em 2010, o órgão de defesa do consumidor verificou as solicitações de indenização de equipamentos danificados em razão dos apagões; a existência de taxa de religação sem que de fato existisse suspensão do fornecimento do serviço; problemas com envio de faturas; medidas de corte e inscrição indevida do consumidor em listas de inadimplência.
A NET e a OI Celular aparecem na quarta e na quinta posição do ranking de serviços e na 10ª e 11ª colocação no ranking geral. No primeiro caso, segundo o Procon, o consumidor teve problemas com serviços, condições contratuais e cobranças em desacordo com o ofertado. Já no segundo caso, as queixas se relacionaram ao cumprimento de oferta, falta de informação adequada e cobrança de serviços não solicitados.
Demais áreas
De acordo com os dados, considerando as demais áreas, a de Produtos (móveis, eletrônicos, vestuário, etc) ficou atrás da de Serviços com uma pequena diferença: ela concentrou 35% das queixas em 2010. As áreas de Assuntos Financeiros/Habitação (bancos, cartões de crédito e financeiras) concentraram 25% das queixas e as áreas de Saúde/Alimentos atingiram 4% do total de relcamações em 2010.
Considerando todas as reclamações fundamentadas, a Telefônica permanece na lista entre as empresas que receberam mais queixas, seguida pelo Itaú (1.708 reclamações), Bradesco (1.154), Samsung (982), Claro (934), Eletropaulo (863), Celular Sony Ericsson (810), LG Eletronics (780), Santander/Real (695) e NET (692 queixas).
Fonte: InfoMoney
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