A Entidade...
- CDL Araguari
- A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Brasil: 80% das lanhouses são empresas familiares, diz pesquisa
No Brasil, 80% das lanhouses são empresas familiares, sendo que 97% têm até três funcionários. É o que indica um levantamento TIC Lanhouses 2010, realizado pelo Cetic.br (Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação) e divulgado nesta quarta-feira (1).
De acordo com a pesquisa, quase metade dos entrevistados (49%) afirmou que seu estabelecimento tem algum grau de formalidade.
Serviços complementares
Além dos serviços habituais, 44% destas empresas oferecem serviços complementares como comércio de informática, assistência técnica de computadores, papelaria e lanchonete.
Ao considerar o cenário de informalidade do setor, o Cetic.br afirma que é possível que muitos estabelecimentos utilizem a estrutura jurídica de empresas constituídas em outros setores para garantirem a situação legal.
Estas empresas também oferecem serviços com valor adicionado, como jogos e aplicativos de comunicação (Skype, MSN, entre outros), cópia e impressão, cursos de informática e internet e até mesmo recarga de celular.
Equipamentos
Em relação ao número de computadores disponíveis, 46% têm entre seis e dez máquinas. Outros 22% possuem entre um e cinco equipamentos, e apenas 32% das lanhouses contabilizam dez ou mais computadores para acesso dos usuários.
Os dados sobre velocidade de conexão revelaram que estas empresas aproximam-se mais de um perfil domiciliar do que propriamente de um negócio empresarial: 23% delas oferecem velocidade entre 256 Kbps e 1Mbps, 32%, velocidade entre 1 Mbps e 2 Mbps, 12%, entre 2 Mbps e 4 Mbps, e apenas 25% oferecem velocidade maior do que 4 Mbps.
Acesso à internet
Para o Cetic.br, as lanhouses representam uma importante parcela do número de usuários da rede mundial de computadores no Brasil, já que apenas 25% dos usuários da rede têm acesso à internet.
“Uma parte muito significativa do acesso dos brasileiros à internet acontece nas lanhouses. Sem elas, o crescimento do número de internautas no Brasil teria sido bem menor. Portanto, os estabelecimentos são um importante instrumento para a inclusão digital”, diz o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.
Sobre o estudo
A pesquisa foi realizada com 412 estabelecimentos em 120 municípios em todo o Brasil.
Fonte: InfoMoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário