A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pesquisa: 95% dos empreendedores individuais recomendam formalização



Um levantamento realizado pelo Sebrae revelou que 95% dos empreendedores individuais recomendam a formalização aos profissionais que ainda trabalham de maneira irregular.


Os últimos dados divulgados pela Previdência Social indicavam que o Brasil tem cerca de 1,8 milhão de empreendedores individuais. Por mês, são cerca de 100 mil adesões ao programa.

Custo elevado

Para o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, os números são positivos, o que ressalta que o custo elevado para se formalizar deixou de ser um problema para os empreendedores.

“O Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições, o Simples Nacional, veio para reduzir a informalidade por meio das micro e pequenas empresas formais”, afirmou Quick, segundo a Agência Sebrae.

Inadimplência

Apesar do custo ser baixo, 56% dos empreendedores individuais estão inadimplentes com o pagamento dos tributos obrigatórios. Para o especialista, isso ocorre devido ao alto nível de desinformação dos formalizados.

Ele acrescenta ainda que uma das maneiras de resolver isso é ampliar a rede de parceiros e manter uma relação mais estreita com o contador. “É preciso rever as estratégias para esclarecer melhor as obrigações do empreendedor individual”, afirmou.

Por fim, o estudo indicou que 87% dos empreendedores entrevistados pretendem virar microempresa.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário