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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Brasileiros compraram 100 mil tablets em 2010
Os recém chegados tablets – computadores em formato de prancheta – já mexeram com a cabeça dos consumidores brasileiros. Somente em 2010, os usuários do País arremataram 100 mil unidades do dispositivo.
O balanço é da consultoria IDC Brasil. “Esperávamos uma estratégia de precificação um pouco mais alta, por volta dos dois mil reais. O valor estipulado em torno dos R$ 1.600,00 facilitou a adesão do público ao produto”, afirma o coordenador de pesquisas da IDC, Luciano Crippa.
Estão inclusos na contagem geral os aparelhos trazidos do exterior pelos consumidores e os produtos importados ilegalmente ao Brasil, revela a consultoria. A IDC chama a atenção ainda para a área educacional.
“Este segmento deverá ganhar ainda mais volume este ano, já que os tablets estão sendo usados como ferramenta em escolas e faculdades”, diz o coordenador de pesquisas.
Expectativas
Para o decorrer do ano, a projeção da consultoria é de que as vendas cheguem, e possivelmente ultrapassem, à casa dos 300 mil tablets. O fluxo de vendas deve se fortalecer no segundo semestre.
“É quando devem chegar ao Brasil os produtos que estão sendo apresentados agora no exterior”, explica Crippa. Segundo o analista, é quando também são esperados os lançamentos dos fabricantes nacionais no mercado.
Tamanha exposição das pranchetas deve submeter uma forte disputa com o mercado de netbooks, PCs e smartphones. A princípio a IDC não prevê queda nas vendas destes dois segmentos.
Na avaliação da IDC, os planos do governo em torno da redução de impostos e precificação acessível dos tablets no País não devem impactar a estimativa para este ano, mesmo que a iniciativa tenha início ainda em 2011.
“É preciso considerar a capacidade e o tempo de produção dos dispositivos brasileiros, portanto os efeitos desse projeto só devem influenciar nos números a partir de 2012”, finaliza Crippa.
Fonte: InfoMoney
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