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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estratégias das empresas para atrair clientes no Twitter



O ponto-chave da estratégia é o grau de relevância. A marca tem que ser atraente para o usuário do serviço de micromensagem (limite para 140 caracteres), além de saber o que, como e quando comunicar para chamar a atenção.


Os internautas, em sua maioria, escolhem seguir os perfis devido a alguns fatores como: proximidade, interesse, relevância e informações.

Visando oportunidades nesse meio, empresas como a GPA Digital, que cuida de todas as marcas do Grupo Pão de Açúcar, foram criadas para monitorar relacionamentos (de redes sociais, blogs etc) e identificar oportunidades de melhorias, além de gerar fidelizações, com assuntos voltados inclusive para ações políticas e causas socioambientais.

“Com a evolução da forma como as pessoas se relacionam com as empresas e as marcas, entendemos a necessidade de promover uma maior interação do Grupo com o meio digital. Essa atuação é suportada por estratégias de longo prazo, que atendem as expectativas geradas pelas novas gerações e mídias, além da própria demanda decorrente da expansão da empresa em seus diversos ramos de negócio”, explica Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo.

Já a Submarino, empresa de comércio eletrônico do grupo Americanas, definiu uma estratégia diferente. Ela adota ações agressivas de promoções e vendas, no Twitter, e prefere usar o seu perfil para trocar ideias, oferecer dicas de utilização de produtos e divulgar algumas informações exclusivas. A empresa conta hoje com mais de 145 mil seguidores.

Segundo estudo realizado pela agência de marketing digital Bullet, no ano passado, cerca de 70% dos usuários do Twitter seguem perfis de empresas.

Por conta disso, o levantamento também constatou algumas oportunidades dentre as opiniões dos empresários:

- 53,6% deles possuem interesse em ações publicitárias na ferramenta, desde que tenham relevância;

- 33% já participaram de alguma ação publicitária no Twitter;

- 51% nunca participaram, mas têm interesse em fazê-lo.

Por outro lado, as micromensagens não eliminam os textos curtos dos blogs ou informativos de outros meios de comunicação como website, jornal, revista etc. O serviço é encarado hoje como uma ferramenta complementar dessas mídias, proporcionando oportunidades de se relacionar diretamente com seus consumidores (recurso conhecido no marketing como one-to-one) e conquistar seguidores capazes de representar sua marca no ambiente virtual.

Fonte: HSM Online

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