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terça-feira, 26 de julho de 2011

Atuação dos bancos nas mídias sociais ainda é tímida



Santander é o banco mais mencionado nas mídias sociais, com 27.500 citações entre os dias 15 e 27 de junho. Os dados são do monitoramento realizado pela MITI Inteligência, divulgado nessa segunda (25), que avaliou os bancos Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal.


No período avaliado, foram capturadas quase 50 mil interações com os nomes dos bancos no Twitter, Facebook, Youtube, fóruns, blogs e o site Reclame Aqui.

De acordo com a gerente de inteligência e marketing da empresa, Elizangela Grigoletti, “são empresas grandiosas, mas com uma atuação pouco expressiva nos canais sociais [...]. Apesar da busca pelo relacionamento já ser uma política adotada pela maioria dos bancos, eles ainda não encontraram o melhor caminho para colocar isso em prática nas redes online. Companhias de outros segmentos já atuam de forma mais ativa e abrangente, beneficiando-se da proximidade construída com o usuário nesses canais”, observa.

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O banco Santander foi o mais mencionado no período do monitoramento, com mais de 50% de todo conteúdo capturado. No Twitter, Facebook e LinkedIn, o banco conta com mais de 26.700 seguidores, 11.300 fãs e 25.500 contatos. “As empresas que investem na web e integram suas campanhas online e offline conseguem resultados bem mais positivos. Isso acontece com o Santander, por exemplo, mas também com empresas de qualquer segmento que tragam campanhas engajadoras e gerem maior identificação com os usuários”, afirma Elizangela.

A segunda instituição mais comentada no período foi o Bradesco, com 16% das interações, seguido pelo Banco do Brasil e Itaú, com quase 12% do total de comentários cada. A Caixa Econômica Federal ficou em último lugar, pois não atingiu 2% de todas as interações capturadas, entretanto, é o segundo banco com maior número de membros em sua comunidade no Orkut, rede social com grande participação da classe C. São mais de 28 mil membros, atrás apenas do Banco do Brasil, com 29 mil membros.

Conhecendo o consumidor

De acordo com o levantamento, em 2010, as transações realizadas em internet banking representaram 23% do total, ficando atrás apenas das realizadas em caixas eletrônicos, com 31,9%. “A internet é utilizada não somente para as transações bancárias, mas os usuários também aproveitam os canais para fazerem perguntas, elogiarem ou reclamarem sobre os serviços e produtos. Por isso, avaliar a repercussão dessas grandes instituições em redes sociais é importante, pois além de conhecer os anseios dos clientes, possibilita a inclusão de novos serviços, melhoria nos processos, identificação de oportunidades e interesses do consumidor e, claro, permanecer cada vez mais próximo a ele”, explica Elizangela.

De acordo com a gerente, a atuação dos bancos nas mídias sociais pode, também, contribuir para melhorar a relação entre clientes e instituições. “As mídias sociais vieram para ficar e se relacionar com seu público por meio desses canais pode fortalecer e até estabelecer novos processos de atuação entre clientes e bancos, como o acesso de contas via Facebook, por exemplo, uma realidade que, se depender dos internautas, não está distante de acontecer”, conclui Elizangela.

Fonte: InfoMoney

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