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quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Internet faz consumo de produtos piratas nas ruas cair pela 1ª vez desde 2006




O consumo de produtos piratas no Brasil caiu pela primeira vez desde que o levantamento começou a ser feito pela Fecomérico-RJ, em 2006, revelando que os consumidores preferem recorrer à internet para consumir produtos que antes eram comprados nas ruas.

Essa migração fez também com que pela primeira vez os CDs deixassem o topo da lista das vendas piratas, sendo substituídos pelos DVDs, revelou estudo divulgado nesta quarta-feira (5) pela instituição. A pesquisa foi feita em 70 municípios de nove regiões metropolitanas do país e ouviu mil pessoas.

Apenas 38% dos entrevistados confirmaram ter comprado algum produto pirata em 2012, contra mais da metade (52%) no ano passado.

A mudança de comportamento, segundo o Fecomércio-RJ, está ligado ao fato de a maioria dos pesquisados considerar legal baixar músicas pela internet.

Entre as pessoas ouvidas, 59% disseram que baixar músicas de graça é "uma prática dentro da lei" e apenas 22% admitiram o comportamento como um crime. Os demais não souberam responder.

Um ano antes, 48% não consideravam ilegal a prática e 32% afirmavam ser um crime.

PRODUTOS PIRATAS

Os DVDs tomaram a liderança dos CDs na preferência dos compradores de produtos piratas, por 77% a 76%. O CDs eram os primeiros do ranking desde 2006.

Os óculos ficaram em terceiro lugar e, em quarto, as roupas.

Questionados sobre qual seria a melhor forma de combater a pirataria, 51% dos entrevistados responderam que seria a diminuição de impostos sobre os produtos legalizados, o que reduziria o preço desses produtos --o maior atrativo dos produtos piratas.

Para 20%, seria mais eficaz aumentar a fiscalização.

Fonte: Folha.com


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