Cerca
de 40 lojas do comércio eletrônico do país participam nesta sexta-feira (26) da
segunda edição do Dia do Frete Grátis.
Durante
24 horas, esses varejistas virtuais ampliam suas políticas de frete grátis para
atrair mais consumidores às compras.
Entre
as iniciativas, está a extensão de frete gratuito para regiões onde o preço
cobrado para a entrega costuma ser maior, como no Norte e Nordeste, e em
produtos de volume e peso maiores.
A
ação é promovida pela empresa Busca Descontos, que organizou outras ações no
comércio eletrônico nacional, como a "Black Friday" (de descontos) e
o "Boxing Day" (saldão pós-Natal).
Segundo
Pedro Eugênio, presidente da Busca Descontos, o objetivo da iniciativa é levar
o benefício do frete grátis para um número maior de consumidores e, ao mesmo
tempo, aumentar o tráfego --e as vendas-- dos varejistas.
"O
frete grátis, como foi visto no início do e-commerce no país, está deixando de
ser comum. Hoje, ele é mais focado no eixo Rio/São Paulo", diz. "Por
isso, esperamos ter um resultado muito bom com o Dia do Frete Grátis esse
ano."
O
benefício do frete grátis é um dos grandes atrativos para quem compra na
internet.
Segundo
um estudo da consultoria comScore, que mede dados da internet, a entrega
gratuita é um dos critérios mais relevantes para a compra online, com 23% da
opção dos entrevistados.
Só
perde para o preço, com 26% das respostas.
Na
primeira edição da promoção, realizada no ano passado, 15 lojas participaram.
Este ano são esperadas cerca de 40 (veja lista das principais lojas abaixo).
Segundo
os organizadores, em 2012, o número de visitantes durante a ação foi de cinco a
dez vezes superior ao de um dia normal de vendas.
DIREITOS
O
consumidor que fizer uma compra pela internet tem direito de se arrepender da
aquisição em um prazo de sete dias, a partir da contratação do serviço ou do
recebimento do produto. De acordo com o Procon-SP, é necessário efetuar o
pedido por escrito, solicitando a devolução da quantia paga.
Nesses
casos, o vendedor deve aceitar o pedido mesmo que a embalagem do produto tenha
sido aberta.
Quando
um produto apresenta algum defeito, o fornecedor tem prazo de 30 dias para
solucioná-lo. Após esse prazo, o consumidor pode exigir a troca ou optar pelo
cancelamento da compra e devolução do valor pago.
No
caso mercadorias com entrega em domicílio, o consumidor deve solicitar que o
prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou no comprovante emitido na
compra.
Além
disso, a empresa não pode cobrar o agendamento da entrega do produto.
Segundo
a Lei de Entrega (nº 14.951/13), em vigor desde fevereiro, os fornecedores que
atuam no mercado de consumo do Estado de São Paulo são obrigados a agendar a
entrega sem qualquer valor adicional para o consumidor.
A
lei define três turnos das 7h às 11h, 12h às 18h e 19h às 23h sendo assegurado
ao consumidor o direito de escolher entre as opções.
Fonte:
Folha.com
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