As férias escolares no mês de julho devem gerar a abertura de 16,2 mil vagas de emprego, avanço de 8% em relação ao volume registrado no mesmo período de 2010.
Os dados foram coletados pelo Ipema (Instituto de Pesquisa Manager), a pedido da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário).
Oportunidades
Os setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio serão os principais responsáveis pelas novas vagas. Só no setor de lazer e entretenimento a estimativa é de que 12 mil empregos temporários sejam oferecidos no período.
De acordo com o estudo, os trabalhos mais comuns estarão nos parques temáticos e de diversão, em clubes, hotéis, pousadas, acampamentos e bares e restaurante.
Por sua vez, os setores de indústria e comércio disponibilizarão possivelmente algo em torno de quatro mil novas vagas nos segmentos de produtos para lazer, marketing promocional e eventos.
Trabalho temporário como porta de entrada
As oportunidades temporárias exercem grande importância na dinâmica do mercado de trabalho. O presidente da Asserttem, Vander Morales, esclarece que essa forma de emprego é uma porta de entrada para o mercado formal, seja como recolocação profissional, seja como primeiro emprego.
Morales estima que 10% dos trabalhadores contratados para as oportunidades temporárias em julho sejam efetivados. Segundo sua avaliação, as empresas estão em busca de bons profissionais para o preenchimento do seu quadro de funcionários. Em 2010, o setor de lazer e entretenimento efetivou 15% dos empregados temporários, enquanto no segmento de indústria e comércio, o volume ficou em 18%.
Se você quer concorrer a uma vaga e aumentar as chances de ser contratado, seja simpático e educado durante a entrevista. De acordo com as recomendações da diretora de comunicação da Asserttem, Jismália Alves, depois que for contratado, é importante mostrar capacidade para trabalhar em grupo e responsabilidade em suas tarefas.
Estatísticas das vagas
Em relação à faixa etária dos contratados para as vagas temporárias no segmento de lazer e entretenimento, o estudo indicou que a maioria dos contratados têm entre 18 e 39 anos, com 67% de participação. Já 25% dos contratados têm entre 40 e 59 anos.
No setor de indústria e comércio a distribuição é parecida: 75% dos contratados têm entre 18 e 39 anos e 23%, entre 40 e 59 anos. Para a faixa etária acima dos 59 anos, o percentual é de apenas 2%.
Observa-se ainda que o segmento de lazer tem certa preferência pelos homens, que representam 55% dos contratados, contra 45% sexo feminino. Já na indústria e comércio, as mulheres se destacam, sendo que, de todos os contratados, 55% são do sexo feminino e 45% do masculino.
Regiões do Brasil
Estima-se que a região Sudeste oferecerá o maior número de vagas temporárias, com 8.294 do total ofertado em todo País. Em seguida, vêm as regiões Nordeste, com 3.167, Sul, com 2.916, Centro-Oeste, com 1.034 e, por fim, o Norte, com 779.
Em uma análise mais detalhada, o estado de São Paulo será responsável pelo maior número de vagas entre os estados: 4.910. Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná também oferecerão um número alto de vagas, com mais de 1 mil oportunidades cada.
Fonte: InfoMoney