A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Otimismo do consumidor bate menor patamar desde junho de 2009



Uma sondagem da CNI (Confederação Nacional da Indústria) feita com 2.002 pessoas em todo o país mostrou que o consumidor brasileiro ficou menos confiante nas condições da economia do país entre maio e junho.


O chamado Inec (Índice Nacional de Expectativas do Consumidor) teve uma leitura de 111,8 pontos neste mês, ante 112,1 em maio e 117,4 em junho do ano passado. Segundo a CNI, trata-se da menor pontuação desde junho de 2009.

Para calcular esse índice, os pesquisadores da Confederação entrevistam os consumidores a respeito de suas expectativas para a inflação, o desemprego, a renda pessoal, a situação financeira e o seu nível de endividamento, além de seus planos para comprar bens de alto valor.

A pesquisa deste mês (feita entre os dias 16 e 20) mostra que houve uma piora nas expectativas dos consumidores, principalmente, quanto ao desemprego, nível de renda e da situação financeira.

Uma pesquisa da FGV, divulgada na segunda-feira, apontou resultados distintos da CNI. O chamado Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação, aumentou de 115,4 pontos para 118 pontos entre maio e junho. O índice ainda está abaixo da pontuação verificada no mesmo mês (119,3 pontos) em 2010.

Essa pesquisa é feita junto a 2 mil domicílios, distribuídos por sete capitais. As respostas foram coletadas entre os dias 1º e 20 deste mês. Os trabalhadores escolhidos são entrevistados a respeito de sua situação atual financeira e de suas expectativas para os próximos meses.

Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário