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quinta-feira, 16 de junho de 2011

Maior parte das transações bancárias realizadas em 2010 não foi presencial



Em 2010, 66,7% de todas as transações bancárias realizadas no Brasil foram feitas sem atendimento presencial, por meio de canais como internet, home e office banking, centrais de atendimento e telefones celulares.




De acordo com estudo realizado pelo Banco Central, que faz um levantamento do sistema de pagamentos do varejo no País, apenas 24% das transações bancárias ocorreram pelos canais tradicionais, ou seja, em agências e postos de atendimentos bancários. Os outros 9,3% foram realizadas por intermédio de correspondentes bancários.



Terminais de autoatendimento

O estudo ainda mostrou que o canal internet, home e office banking foi, pelo segundo ano consecutivo, o preferido em relação ao atendimento pela rede de terminais de autoatendimento (ATM). A modalidade responde por 34% de todas as transações bancárias em 2010.



Em termos de crescimento, o canal internet, home e office banking também foi o que apresentou o mair avanço frente as demais modalidades. O avanço em relação a 2009 foi de 26,7%.



Fim da exclusividade dos credenciadores

Em 2010, a taxa de crescimento da quantidade de terminais de captura de transações com cartão de pagamento foi de 1%, patamar muito inferior à taxa média de crescimento registrada nos últimos dez anos, de 20%.



De acordo com o estudo, este comportamento reflete o fim da exclusividade dos credenciadores em relação aos esquemas de pagamento com cartões e, por conseqüência, o início do processo de interoperabilidade.



No caso específico das transações de pagamento, os correspondentes bancários continuam sendo o principal canal de acesso, respondendo por 36% dessas transações. Já o canal agências – postos tradicionais vem se mantendo estável nos últimos cinco anos, o que mostra uma redução de sua participação relativa no total dessas transações.

Fonte: InfoMoney

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