Um dos grandes desafios das micro e pequenas empresas é a exportação. Segundo dados dos Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no ano passado, as exportações das MPE representaram R$ 1,8 bilhão na comercial brasileira.
Para o o diretor da ABN8 Trading, empresa especializada em comércio exterior, Alfredo Novais, a exportação pode trazer prejuízos para quem não é especialista no assunto, "uma falha simples, como esquecer de incluir um documento, pode comprometer todo o trabalho feito para alcançar um novo mercado", explica.
Além de
conhecer os procedimentos burocráticos e legais do processo de exportação, o
especialista destaca também a importância de conhecer os costumes de cada país.
"É primordial saber se seu produto terá demanda em outro país. Se for
necessário, adapte-o", completa.
Confira
as dicas do especialista para as pequenas e médias empresas que pretendem
alcançar o mercado externo:
- Atenção as leis brasileiras
e de outros países: fique atento aos procedimentos e normas brasileiras,
que são bastante complexas para exportar. Mas, principalmente, conheça as
leis do país para o qual você irá exportar. Um pequeno erro pode
comprometer a operação e gerar um alto prejuízo.
- Tenha capital para isso: sua
empresa possui capital para esta operação? Caso positivo, calcule também o
risco envolvido no processo e então verifique se a exportação é viável;
- Fique atento às barreiras
comerciais: muitos países impõem barreiras comerciais para a entrada de
determinados produtos. Estude o mercado para checar a viabilidade da
operação se o local de destino adotar medidas protecionistas;
- Pesquise o mercado
internacional: Verifique e avalie quem são seus concorrentes externos ou
mesmo internos que realizam a mesma operação. Será que há espaço para a
sua empresa no mercado que deseja entrar?
- Conheça a cultura de cada
país: além da legislação e burocracia de cada país, é importante conhecer
os costumes locais e o padrão de renda em um novo mercado. Em alguns
casos, é necessário adaptar o produto para ganhar espaço e ou suprir a
demanda;
- Logística: verifique onde
sua mercadoria vai embarcar e desembarcar, o valor do frete e não se
esqueça de fazer o seguro para o transporte da carga;
- Tenha alguém para
auxiliá-lo: Se não tiver um departamento responsável pelo processo, contrate
uma empresa especializada nisso. Afinal, o empreendedor precisa pensar em
várias outras coisas para que o negócio cresça.
Fonte: InfoMoney
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