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quarta-feira, 28 de novembro de 2012

7 dicas para as micro e pequenas empresas alcançarem o mercado externo




Um dos grandes desafios das micro e pequenas empresas é a exportação. Segundo dados dos Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no ano passado, as exportações das MPE representaram R$ 1,8 bilhão na comercial brasileira.

Para o o diretor da ABN8 Trading, empresa especializada em comércio exterior, Alfredo Novais, a exportação pode trazer prejuízos para quem não é especialista no assunto, "uma falha simples, como esquecer de incluir um documento, pode comprometer todo o trabalho feito para alcançar um novo mercado", explica.

Além de conhecer os procedimentos burocráticos e legais do processo de exportação, o especialista destaca também a importância de conhecer os costumes de cada país. "É primordial saber se seu produto terá demanda em outro país. Se for necessário, adapte-o", completa.

Confira as dicas do especialista para as pequenas e médias empresas que pretendem alcançar o mercado externo:

  • Atenção as leis brasileiras e de outros países: fique atento aos procedimentos e normas brasileiras, que são bastante complexas para exportar. Mas, principalmente, conheça as leis do país para o qual você irá exportar. Um pequeno erro pode comprometer a operação e gerar um alto prejuízo.
  • Tenha capital para isso: sua empresa possui capital para esta operação? Caso positivo, calcule também o risco envolvido no processo e então verifique se a exportação é viável;
  • Fique atento às barreiras comerciais: muitos países impõem barreiras comerciais para a entrada de determinados produtos. Estude o mercado para checar a viabilidade da operação se o local de destino adotar medidas protecionistas;
  • Pesquise o mercado internacional: Verifique e avalie quem são seus concorrentes externos ou mesmo internos que realizam a mesma operação. Será que há espaço para a sua empresa no mercado que deseja entrar?
  • Conheça a cultura de cada país: além da legislação e burocracia de cada país, é importante conhecer os costumes locais e o padrão de renda em um novo mercado. Em alguns casos, é necessário adaptar o produto para ganhar espaço e ou suprir a demanda;
  • Logística: verifique onde sua mercadoria vai embarcar e desembarcar, o valor do frete e não se esqueça de fazer o seguro para o transporte da carga;
  • Tenha alguém para auxiliá-lo: Se não tiver um departamento responsável pelo processo, contrate uma empresa especializada nisso. Afinal, o empreendedor precisa pensar em várias outras coisas para que o negócio cresça.

Fonte: InfoMoney


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