A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Intenção de consumo das famílias cai 0,8% em novembro, diz CNC




A incerteza quanto ao futuro do mercado de trabalho, aliada a uma antecipação de compras em meados deste ano --devido aos incentivos fiscais promovidos pelo governo--, e a um ritmo mais moderado na concessão de crédito derrubaram a confiança do consumidor em novembro. É o que mostrou índice divulgado nesta quarta-feira (21) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

A entidade anunciou a queda mais intensa para o Índice de ICF (Intenção de Consumo das Famílias), de 0,8% em novembro, em comparação com o recuo de 0,6% apurado pelo mesmo indicador em outubro. Na comparação com novembro do ano passado, o ICF caiu 2,7%.

Dos sete tópicos usados para cálculo do índice, que passou de 134,8 pontos para 133,7 pontos entre outubro e novembro, cinco apresentaram saldo negativo nas respostas em novembro. A queda mais intensa foi observada na intenção de consumo para duráveis, que teve recuo de 4,6% em novembro ante outubro.

Para a CNC, o desempenho de novembro comprova que a confiança do consumidor segue em ritmo moderado. Entretanto, o nível de otimismo do consumidor pode se recuperar de forma mais evidente nos próximos meses.

Isso porque as famílias começarão a reduzir seu nível de endividamento, conforme se aproxima o término de pagamento de parcelas referentes a compras a prazo estimuladas por isenções e reduções do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em automóveis e em produtos de linha branca. Além disso, o efeito defasado da política de redução da taxa básica de juros (Selic), promovida pelo governo, deve estimular o consumo nos próximos meses, avaliou a entidade.

A CNC manteve previsão de alta de 8,5% nas vendas do varejo para 2012, ante ano passado.

Fonte: Folha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário