As cores
podem ajudar nas vendas destacando certos aspectos subliminares do ponto de
venda, ajudando a atrair e fidelizar os consumidores.
Segundo
Gilberto Strunck, sócio-diretor da DIA Comunicação --agência especializada em
branding, pontos de venda e embalagens-- pesquisas de varejo mostram que a
visão é o sentido mais utilizado pelas pessoas no momento da compra, sendo
responsável por cerca de 80% da percepção sobre um produto.
"Antes
mesmo de palavras, imagens ou formatos, percebemos as cores, o que aumenta a
importância do planejamento das marcas e estabelecimentos em relação ao assunto",
explica Strunck.
O
especialista explica que algumas marcas se apropriam de cores de forma tão
eficiente que conseguem rápida associação perante o público, como é o caso da
composição vermelho e amarelo do McDonalds. "No segmento financeiro, o
banco Itaú utiliza, cada vez com mais propriedade, as cores azul e laranja em
uma área dominada pela cor vermelha", conta.
ESCOLHENDO
CORES
Antes de
selecionar a cor ideal para a marca, o que também irá contribuir para definir
sua personalidade, é importante ter clara a mensagem do que se pretende passar
e a emoção correta a ser despertada no consumidor.
A cor
vermelha, por exemplo, dá a intenção de alerta, adrenalina, excitação e pode
despertar o apetite. A cor amarela gera alegria, criatividade e também está
relacionada ao apetite.
O rosa
transmite sensação de relaxamento, assim como o azul, que está relacionado
também à tranquilidade. Por este motivo, caixas de grandes redes costumam
apostar em decoração na cor azul, para despertar calma enquanto o cliente
aguarda na fila.
O marrom,
por sua vez, está mais relacionado ao rústico e a formas naturais, assim como o
verde. Este fato explica a presença desses tons na seção de hortifrútis dos
supermercados. A cor branca geralmente transmite paz, sendo muito utilizada
para passar a imagem de limpeza e inocência.
No
Brasil, algumas combinações possuem maior ou menor força, em função da nossa
cultura. A composição de preto e branco para o varejo costuma não ser bem
recebida porque, tradicionalmente, os varejos brasileiros apostam em cores
vivas e atraentes. Isso já não acontece no México, onde a cor preta está
presente em grande parte das ambientações varejistas.
Outra
sugestão do especialista é para que a marca invista em cores de apoio na decoração
das lojas, diferentes das utilizadas na identidade visual. "Não é
obrigatório utilizar as mesmas cores. Pode-se ter detalhes, que gerem a
identificação, mas é possível optar por outros tons", avalia.
Fonte: Folha.com
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