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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cores certas podem atrair mais clientes, afirma especialista




As cores podem ajudar nas vendas destacando certos aspectos subliminares do ponto de venda, ajudando a atrair e fidelizar os consumidores.

Segundo Gilberto Strunck, sócio-diretor da DIA Comunicação --agência especializada em branding, pontos de venda e embalagens-- pesquisas de varejo mostram que a visão é o sentido mais utilizado pelas pessoas no momento da compra, sendo responsável por cerca de 80% da percepção sobre um produto.

"Antes mesmo de palavras, imagens ou formatos, percebemos as cores, o que aumenta a importância do planejamento das marcas e estabelecimentos em relação ao assunto", explica Strunck.

O especialista explica que algumas marcas se apropriam de cores de forma tão eficiente que conseguem rápida associação perante o público, como é o caso da composição vermelho e amarelo do McDonalds. "No segmento financeiro, o banco Itaú utiliza, cada vez com mais propriedade, as cores azul e laranja em uma área dominada pela cor vermelha", conta.

ESCOLHENDO CORES

Antes de selecionar a cor ideal para a marca, o que também irá contribuir para definir sua personalidade, é importante ter clara a mensagem do que se pretende passar e a emoção correta a ser despertada no consumidor.

A cor vermelha, por exemplo, dá a intenção de alerta, adrenalina, excitação e pode despertar o apetite. A cor amarela gera alegria, criatividade e também está relacionada ao apetite.

O rosa transmite sensação de relaxamento, assim como o azul, que está relacionado também à tranquilidade. Por este motivo, caixas de grandes redes costumam apostar em decoração na cor azul, para despertar calma enquanto o cliente aguarda na fila.

O marrom, por sua vez, está mais relacionado ao rústico e a formas naturais, assim como o verde. Este fato explica a presença desses tons na seção de hortifrútis dos supermercados. A cor branca geralmente transmite paz, sendo muito utilizada para passar a imagem de limpeza e inocência.

No Brasil, algumas combinações possuem maior ou menor força, em função da nossa cultura. A composição de preto e branco para o varejo costuma não ser bem recebida porque, tradicionalmente, os varejos brasileiros apostam em cores vivas e atraentes. Isso já não acontece no México, onde a cor preta está presente em grande parte das ambientações varejistas.

Outra sugestão do especialista é para que a marca invista em cores de apoio na decoração das lojas, diferentes das utilizadas na identidade visual. "Não é obrigatório utilizar as mesmas cores. Pode-se ter detalhes, que gerem a identificação, mas é possível optar por outros tons", avalia.

Fonte: Folha.com


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