A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Brasil fica em quinto lugar em lista mundial de pirataria online de software



O Brasil ficou em quinto lugar em ranking de países que mais praticam download ilegal de softwares. No primeiro semestre deste ano, foram detectados 97 mil downloads piratas no País.


A informação está de acordo com um levantamento realizado pela BSA (Business Software Alliance), organização que representa as indústrias de software comercial no mundo.

Cenário da pirataria

Em termos de downloads ilegais, o Brasil ficou abaixo apenas de países como Estados Unidos (1°), Itália (2°), França (3°) e Espanha (4°). Nos EUA, primeira posição do ranking, foram registrados 248.537 downloads piratas no primeiro semestre deste ano.

Vale destacar que o monitoramento da BSA envolve redes de leilão, redes sociais e canais B2B (Business-to-business) ou B2C (business-to-consumer). Os dados são compilados por meio de softwares comerciais e da ferramenta interna OATS (Online Auction Trackin).

Entre os protocolos fiscalizados estão o BitTorrent, eDonkey, Gnutella e Kad, além de sites como Ebay, Mercado Livre, iOffer. A associação afirmou que mantém um acordo com sites de leilão e provedores para a retirada de ofertas de softwares piratas.

Nos primeiros seis meses desta ano, 25,9 mil leilões foram retirados do ar, globalmente, a pedido da BSA. Desses, 5,6%, ou 1,4 mil eram do Brasil.

Desafios

O diretor da BSA, Frank Caramuru, avaliou que se por um lado o crescimento da internet no mundo traz oportunidades, também cria alguns desafios. Ele alertou que mesmo em sites de leilão os consumidores podem ser enganados, recebendo produtos defeituosos ou que contenham códigos com objetivo de prejudicar o comprador.

No caso dos usuários de rede P2P, o perfil é outro. Estes sabem que estão acessando programas ilegalmente. Mas, de qualquer forma, persiste o risco de vírus ou malwares. Caramuru destaca ainda que o País é um dos países com maiores taxas de infecção no mundo, sobretudo por códigos que têm como objetivo atacas senhas bancárias.



Fonte: InfoMoney


Nenhum comentário:

Postar um comentário