A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Consumidores terão cada vez mais controle sobre dispositivos tecnológicos



Perspectivas da Gartner para o mercado de TI (Tecnologia da Informação) nos próximos anos mostram que os consumidores e usuários terão cada vez mais controle e conhecimento sobre os dispositivos que utilizam. Isso porporcionará, principalmente aos gerentes de negócios, mais controle sobre os gastos com a área de TI da empresas.


Além disso, a adesão aos dispositivos móveis vai aumentar ainda mais entre os usuários da internet. Até 2016, cerca de 50% de todos os usuários de e-mails corporativos vão realizar as trocas de mensagens em aparelhos como tablets ou outros dispositivos móveis, sobrepondo-se aos desktops.

Dispositivos móveis

Desta forma, as oportunidades de mercado para as plataformas baseadas nos dispositivos móveis vão aumentar. Cada vez mais os usuários vão querer que os fornecedores disponibilizem serviços em plataforma móveis, sobretudo as que permitem a comunicação ou colaboração entre funcionários, como as mensagens instantâneas, conferência pela web, redes sociais e espaços de trabalhos compartilhados.

Segundo as perspectivas da Gartner, os consumidores terão mais ofertas de aplicativos para seus dispositivos móveis. Isso vai acontecer porque se estima que os projetos de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, vão superar os projetos destinados aos aplicativos para PCs.

O levantamento sugere que a proporção seja de 4 projetos de aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis para cada projeto desenvolvimento para PC. O forte consumo dos dispositivos móveis estimula o aumento de projetos com finalidade de melhorar essa plataforma. Além disso, a adoção dos dispositivos móveis possivelmente vai triplicar entre o último trimestre de 2010 e o primeiro trimestre de 2014, conforme prevê a Gartner.

A tecnologia baseada em nuvem (cloud computing) também aumentará muito nos próximos anos. Até o final de 2016, 50% das empresas globais vão armazenar suas informações nesse tipo de recurso. Isso vai acontecer, sobretudo, pelas questões financeiras, já que as empresas estão passando por fortes pressões orçamentárias, reflexo da crise econômica global, e os custos do cloud computing são reduzidos. A perspectiva, portanto, é que os usuários se adaptem a tal tecnologia.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário