A Entidade...
- CDL Araguari
- A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Fim de ano: vai comprar bebida? Fique atento ao rótulo
As festas de fim de ano estão chegando e, entre os itens que não podem faltar na mesa dos brasileiros, estão os vinhos, espumantes e sucos. Porém, comprar esses itens não é tão fácil quanto parece: é necessário ter atenção aos rótulos.
Tanto as bebidas nacionais quanto as importadas devem possuir o número de registro no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Nacionais
Além do registro no Mapa, esses produtos devem seguir os processos de fabricação indicados pelo governo federal.
Para garantir o controle, as garrafas recebem uma identificação composta pela sigla do estado em que foi produzido. Em seguida, aparecem cinco números de identificação da empresa. Os outros cinco números finais referem-se ao registro do produto mais um dígito verificador (exemplo: SP 12345 67891 – 0).
Importadas
As bebidas importadas devem ter a identificação em um rótulo especial, além do original. São essenciais as informações da empresa responsável pela importação, em português. O fabricante deve informar a sigla do estado onde a unidade está localizada e os cinco dígitos do registro do estabelecimento (GO 12345 – 6). Neste caso, não existe número de registro do produto, pois ele está registrado no país em que foi produzido.
Consumo de bebidas
De acordo com o Mapa, mais de 60% da produção de espumantes nacional deve ser comercializada no último trimestre.
De janeiro a outubro de 2011, as vinícolas gaúchas superaram a venda de espumantes em 8%, ante o mesmo período de 2010. Somando vinhos finos e de mesa, o crescimento é de 9,5%, com a produção de 198,6 milhões de litros.
Com o mercado aquecido e cheio de opções, é importante que os consumidores fiquem atentos aos rótulos.
Fiscalização
O controle de qualidade do Mapa envolve quase 100 fiscais federais agropecuários da área vegetal, que trabalham na inspeção de mais de oito mil estabelecimentos que fabricam vinhos, sucos, refrescos, refrigerantes, cervejas e cachaças no Brasil. No total, o ministério tem mais de 70 mil tipos de bebidas registradas.
Fonte: InfoMoney
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário