A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sebrae divulga relação com os bancos mais procurados por empreendedores




A Caixa Ecônomica Federal foi apontada por uma recente pesquisa do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) como a instituição financeira mais procurada pelos MEIs (microempreendedores individuais) para a obtenção de crédito empresarial.

De acordo com o levantamento, dos 11,5 mil empreendedores entrevistados pelo estudo, 29% deles informaram já ter buscado empréstimo no banco. Na sequência, o Banco do Brasil e o Bradesco se destacam com 23% e 12% da procura, respectivamente.

Natureza do empréstimo
Entre os que buscaram empréstimo estão as instituições públicas (68%) e privadas (27%), as cooperativas de crédito (4%), as fontes particulares (3%) e as ONGs (organizações não governamentais) (2%). Considerando o perfil do empreendedor, a maioria deles não obteve sucesso em sua tentativa de negociação.

Na Caixa Econômica Federal, primeira mais procurada, o percentual dos que conseguiram empréstimos foi de 35%, contra 65% que não conseguiram. No Banco do Brasil, segundo mais procurado, os índices são de 42% de sucesso e 58% de insucesso nas negociações.

“Quanto maior a procura de crédito num banco, maiores as exigências para obtê-lo, o que poderia justificar os índices desses bancos”, informa o estudo.

O menor índice de aprovação de empréstimos foi observado no Banco da Amazônia: apenas 26% das solicitações foram aprovadas. Já o maior índice foi o atingido pelos que procuraram o Banco do Povo, no qual 93% das solicitações foram aprovadas. Os bancos Bradesco, Itaú e Santander obtiveram um grau de liberação de empréstimo superior à média geral.

A pesquisa
Realizado entre março e abril de 2012, o estudo contou com a participação de 11,5 mil pessoas em todas as capitais e municípios de médio e pequeno porte no País. Até ser concluído, o total de EI no Brasil era de cerca de 2,1 milhões. Hoje, este número passa dos 2,6 milhões. A análise levou em consideração também os dados fornecidos pela Receita Federal até o dia 30 de abril de 2012.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário