Pagar bons salários não é suficiente para que os profissionais se sintam satisfeitos com o trabalho. Aspectos como sentir que o trabalho é relevante e ter a oportunidade de aprender e crescer são mais importantes para os brasileiros, de acordo com uma pesquisa feita pela revista "Você S/A" e pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com 140 mil funcionários, que analisou dados de cerca de 200 companhias do país.
O levantamento aponta que acreditar na relevância do trabalho e gostar dele são o principal motivo que faz com que os funcionários se sintam motivados --34% dos entrevistados apontaram esse fator como determinante. Também aparecem na lista itens como "perceber que estou aprendendo cada vez mais e que tenho oportunidade de crescer", indicado por 25% dos trabalhadores, e "concordar com os objetivos da empresa e ter orgulho de trabalhar nela", apontado por 14,4% deles.
Apenas 7% dos entrevistados afirmaram que receber melhores salários e benefícios faz com que eles se sintam satisfeitos.
A pesquisa, entretanto, aponta que os profissionais brasileiros estão mais exigentes com as empresas, em um provável reflexo do nível de emprego existente hoje no país --em maio, a taxa de desemprego ficou em 5,8% no país, a menor taxa para o mês desde o início da série histórica da nova pesquisa de emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2002. O índice de satisfação e motivação no trabalho calculado pelo estudo ficou 79 pontos, um a menos do que no ano passado.
No estudo, que analisa as melhores empresas para se trabalhar, cresceu a participação de grandes empresas. Neste ano, 42% das companhias têm mais de 1.500 funcionários, índice que era de 38% em 2011 e de 37% em 2010.
"O fato é surpreendente, pois empresas maiores são mais difíceis de serem geridas, fato que sempre se refletiu no grau de satisfação de seus colaboradores nas edições anteriores do levantamento", afirmam, em nota, os responsáveis pela pesquisa.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário