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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Confiança do consumidor avança em setembro, revela a FGV




A confiança do consumidor teve alta no mês de setembro, atingindo 122,1 pontos no mês, frente aos 120,4 pontos apurados em agosto.

De acordo com os dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor), medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta segunda-feira (24), a alta foi de 1,4%, sendo que o aumento reflete, principalmente, a melhora na percepção atual e das perspectivas futuras para o estado geral da economia.

Entre agosto e setembro, o indicador que mede a satisfação com a situação econômica local no momento cresceu 2,2%. No período, a proporção de consumidores que avaliam a situação como boa aumentou de 23,9% para 24,5% e a dos que a julgam ruim passou de 22,9% para 21,3%.

Para os seis meses seguintes, a expectativa em relação à situação econômica local tornou-se menos otimista, com o indicado aumentou 1,8%, de 113,0 para 115,0 pontos. Aqui, a parcela dos consumidores projetando um ambiente melhor nos meses seguintes passou de 32,5% para 35,3%, enquanto a dos que preveem piora passou de 15,8% para 15,3%.

IE e ISA
De modo geral, no nono mês do ano, na compração com o mês imediatamente anterior, o IE (Índice de Expectativas) teve alta de 1,8%, de 113,0 para 115,0 pontos.

Já o ISA (Índice de Situação Atual) passou de 133,5 para 136,4 pontos, o que equivale a uma alta de 1,8% no período.

Sobre a pesquisa
A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.

O levantamento foi realizado entre os dias 31 de agosto e 19 de setembro deste mês em mais de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.

 

Fonte: InfoMoney


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