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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quase 50% dos consumidores não devem ficar no mesmo banco por muito tempo





O relacionamento entre bancos e clientes não é o melhor, afinal, 40% dos clientes mundiais de bancos afirmam que não pretendem ficar no mesmo banco por muito tempo. Já 9% dizem que pretendem mudar de banco nos próximos seis meses.

No Brasil, a qualidade dos serviços é o fator que mais impacta na hora de decidir pela troca de banco para 63% dos clientes nacionais. Os dados são do CEI (Índice de Experiência do Cliente), que faz parte do Relatório Mundial de Bancos de Varejo 2012, realizado pela Capgemini e pela Efma.

Segundo o levantamento, para se manter no mesmo banco, os entrevistados apontaram os fatores que contribuíriam para isso, são eles: qualidade do atendimento (53%), tarifas (50%), facilidade de uso (49%) e taxas de juros (49%).

Banco móvel
De acordo com a pesquisa, três quartos dos clientes bancários nunca utilizaram serviços bancários por meio de dispositivos móveis. Porém, esse percentual deve cair pela metade até 2015, já que enquanto a maioria dos usuários deverão usar os serviços móveis apenas algumas vezes por ano (18,5%), o número de usuários diários terá um aumento de 2% a 9,8%.

Estima-se que até 2015, mais de 60% dos usuários das instituições financeiras no mundo todo utilizarão os serviços bancários móveis.

Eficientes
Os bancos da América do Norte lideram a lista de eficiência, com Canadá (56%) e Estados Unidos (55,7%). As menores pontuações estão na Ásia-Pacífico, com Japão (17,1%) e Hong Kong (12,9%).

Entre os 35 países pesquisados, o Brasil ocupa a 28ª posição no ranking que mede o nível de experiência positiva dos clientes.

Os clientes norte-americanos estão mais satisfeitos com seus bancos (80%), seguidos pelos clientes na Europa Central (71%), América Latina (69%), Europa Ocidental (66%) e região da Ásia-Pacífico (53%). No Brasil, o índice é de 64%.

Fonte: InfoMoney


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