Brincar com o Trilha do Empreendedor dá aos internautas, em cada uma de suas oito fases, algumas dicas de como abrir sua própria empresa.
O aplicativo, desenvolvido pelo Sebrae paranaense e lançado em junho deste ano, está disponível para tablets e também no site do programa para apontar caminhos aos que planejam melhor seu próprio negócio.
"No mundo corporativo ou na vida particular, as pessoas estão cada vez mais com dificuldades de tempo disponível", diz o consultor do Sebrae-PR, João Luís de Moura, 31. "Como uma de nossas funções é fazer a orientação à pessoa interessada em empreender, nós resolvemos desenvolver um aplicativo que ajudasse a fazer uma análise sobre o momento em que ela se encontra e o que ela precisa fazer para abrir uma empresa."
Para jogar, é preciso preencher um cadastro e informar dados como nome, telefone, e-mail, CPF e situação profissional. Após se registrar gratuitamente, é possível escolher um avatar personalizado para iniciar a trilha.
Não há pontuação nem eliminação no jogo. Mesmo que a pessoa não saiba uma resposta ou tenha dúvidas, ela recebe conselhos que mostram atitudes recomendáveis a serem tomadas no começo de um empreendimento e passa à fase seguinte.
O consultor explica que essa diferença do aplicativo em relação a um "game" existe para que o jogador perceba seu grau atual de planejamento. "A parte interativa também proporciona à pessoa que faça isso [aprender] de uma forma mais leve, mais amistosa."
Ele diz que em cada etapa são analisados fatores muito importantes ao se iniciar um negócio. "Se ela tem ou não recurso financeiro disponível para investir na empresa, se ela conhece sobre o mercado em que vai atuar ou se ela já buscou informação sobre a legislação, por exemplo."
Segundo o Sebrae, desde que foi lançado, o Trilha do Empreendedor teve 2.884 acessos no site e 2.081 downloads.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário