Os empresários do comércio estão menos otimistas. Segundo o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio), realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo), o indicador da confiança apresentou queda de 1% em fevereiro, na comparação com janeiro. Trata-se da segunda consecutiva.
Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador registrou queda de 2,6%. Com isso, o indicador ficou em 124,6 pontos. O indicador varia de 0 a 200 pontos sendo que acima de 100 pontos demonstra otimismo.
Subíndices
O Icec é compostos por três subíndices: condições atuais, expectativa e investimentos. No primeiro caso, o indicador teve queda de 1,6% no confronto mensal e de 2,7% na variação anual. Segundo o estudo, desde março do ano passado, esse item revela insatisfação por parte dos empresários do comércio. Essa avaliação decorre do ainda elevado percentual de entrevistados que percebem piora acentuada ante o ano anterior (18,4% do total).
Também houve recuo no indicador de 2,4% no índice de investimentos, frente a janeiro. A queda na comparação com a pesquisa anterior – resultado que pode ser atribuído, principalmente, ao menor nível de atividade sazonal do início do ano.
Os empresários se mostram mais otimistas quando o assunto é expectativa. Em fevereiro, houve alta de 0,9%, na comparação com janeiro. Todos os componentes do IEEC mantiveram-se acima dos 150 pontos.
Para esse ano, a expectativa é que o volume de vendas do varejo cresça 6,7%, contrastando, portanto, com a alta mais expressiva verificada no ano passado (+8,4%).
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário