A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Demanda das empresas por crédito inicia 2013 com alta de 19,3%, aponta Serasa




A demanda das empresas por crédito iniciou o ano de 2013 com alta de 19,3%, na comparação com o último mês do ano passado. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta quarta-feira (20), este é o segundo maior resultado para um mês de janeiro desde o início das apurações em 2006, perdendo apenas para o primeiro mês de 2007, quando houve acréscimo de 28,4%.

Para os economistas da Serasa Experian, a alta verificada neste começo de ano é sinal de que a atividade econômica está em processo de recuperação de dinamismo, que há melhora gradativa da confiança dos empresários e juros médios mais baixos que os do início do ano passado.

Além disso, dizem os economistas da instituição, o movimento de reposição de estoques contribuiu para o avanço da demanda por crédito por parte das empresas.

Na passagem anual, ou seja, entre janeiro de 2012 e o mesmo mês deste ano, houve recuo de 5,4%.

Porte
As MPEs (micro e pequenas empresas) apresentaram o maior crescimento na demanda da procura por crédito em janeiro deste ano, com alta de 20,4%, frente a dezembro de 2012. Já nas empresas de porte médio o acréscimo foi de 8%, enquanto que nas grandes houve alta de 5,3% na mesma base de comparação.

No confronto anual, do ano as grandes empresas estão na liderança da busca por crédito, com alta de 20,2% no período. Nas médias empresas o avanço foi de 14,3%. Por sua vez, nas micro e pequenas empresas constatou-se recuo de 6,7%.

Regiões
Na análise regional, comparando a demanda com o último mês do ano passado, nota-se que todas as regiões tiveram resultados positivos em seu indicador em janeiro. O Sudeste teve a maior alta (20,4%), seguido pelas regiões Centro-Oeste (19,2%), Norte (18,7%), Sul (18,3%) e Nordeste (17,5%).

Avaliando o período entre janeiro de 2013 e 2012, as cinco regiões registraram queda: Sudeste (-4,4%), Centro-Oeste (-4,4%), Sul (-4,4%), Nordeste (-6,4%) e Norte (-4%).

Análise setorial
Quanto à análise setorial, a indústria, o comércio e os serviços apresentaram elevação em suas demandas por crédito na comparação mensal. Segundo o levantamento, serviços teve alta de 19%, comércio registrou elevação de 19,3% e a indústria teve alta de 21,4%.

Na comparação anual, por outro lado, houve queda de 7,8% no comércio; de 5,9% na indústria e de 2,3% no setor de serviços.

Fonte: InfoMoney


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário