O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (26) que o controle da inflação é prioridade para o governo e que a meta de inflação deste ano será cumprida.
"Vamos cumprir novamente em 2013 as metas de inflação", disse Mantega a investidores em Nova York, durante evento para promover as concessões do governo. "Controlar a inflação é prioridade."
A meta oficial do governo é de 4,5% pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos. Atualmente, em 12 meses, o indicador encontra-se acima de 6%, com pressão dos preços de alimentos e de despesas pessoais.
Ele afirmou que o rápido desenvolvimento trouxe volatilidade ao câmbio e forçou o governo a implementar controles de capital, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em vários ativos. "Hoje temos um câmbio estabilizado num patamar mais realista e com baixa volatilidade."
Enquanto alguns desses impostos --que diminuíram o fluxo de dinheiro especulativo que entra no país-- foram removidos, ele disse que não há planos para eliminar todos.
Quando perguntado se o governo considerava a possibilidade de remover o IOF sobre renda fixa para investidores estrangeiros, Mantega disse que não. "Não para a renda fixa."
MAIS RETORNO
O ministro da Fazenda disse ainda esperar que os investidores tenham taxas de retornos acima de 10% ao ano nos seus projetos de infraestrutura, acima dos 5,5% anunciados anteriormente.
A economia brasileira tem mostrado dificuldades em alavancar sua recuperação. No ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) deve ter crescido cerca de 1% --o resultado oficial será divulgado sexta-feira (1º). Para 2013, a expectativa é de que aumentará em torno de 3%.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário