Cada vez mais mulheres comandam os novos negócios brasileiros. Segundo pesquisa GEM 2012 (Global Entrepreneurship Monitor), mais de 49% dos profissionais que iniciam a carreira empresarial são do sexo feminino.
O estudo, divulgada pelo Sebrae e o IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade), também mostra que a participação delas é maior entre os empreendedores que abrem um estabelecimento do que aqueles com empresas já estabelecidas.
“A inserção mais intensa da mulher no mercado de trabalho e seu consequente empoderamento, principalmente na última década, favorecem o empreendedorismo feminino”, diz o o diretor-presidente do IBPQ, Sandro Vieira.
Para Vieira, à medida que as mulheres passam a ocupar em maior densidade cargos de liderança nas organizações, também adquirem mais segurança para empreender, “principalmente no empreendedorismo por oportunidade”.
A pesquisa ainda aponta que a escolaridade está melhorando entre as empresas iniciais. Enquanto que nos negócios maduros 30% dos empresários têm o ensino médio completo, nas empresas novas o índice corresponde a 37%.
Jovens empreendedores
Os negócios iniciais estão mais concentrados nas mãos de jovens entre 25 e 34 anos, que respondem pela criação de 33,8% das empresas. A faixa etária entre 35 e 44 anos reúne 27% das novas empresas. Já entre os empreendimentos estabelecidos, aqueles com mais de 3,5 anos de atividade-, a idade predominante dos empresários é de 35 a 44 anos, com representação de com 30%.
Sobre a pesquisa
A pesquisa GEM é realizada em âmbito mundial desde 1999 e contou com a participação de 69 países – 15 a mais do que os analisados em 2011. O levantamento ouviu 10 mil pessoas entre 18 e 64 anos das cinco regiões brasileiras.
Fonte: InfoMoney
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