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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Inadimplência do consumidor desacelera em janeiro




A inadimplência do consumidor manteve em janeiro a tendência de desaceleração iniciada no final do ano após o pico que atingiu o país e impactou a economia em 2012.

Levantamento da Serasa Experian mostrou um recuo de 1,5% no indicador de consumidores no primeiro mês deste ano em relação a dezembro. Embora ainda esteja acima dos níveis de igual mês de 2012, em 12,9%, a diferença ficou menor na comparação anual.

O indicador de dezembro, por exemplo, ficou 14,2% acima do mesmo mês de 2011. No acumulado de 2012, a alta também foi mais intensa, de 15%.

O avanço da inadimplência no ano passado foi puxado principalmente pelos atrasos nas parcelas de veículos, em reflexo às concessões concedidas em 2010 e 2011, com condições facilitadas de compra.

Diante desse quadro, bancos passaram a adotar uma posição mais conservadora na avaliação dos empréstimos e provocaram uma retração na oferta de crédito. Segmentos como o de veículos, com maior dependência de financiamentos, foram duramente afetados.

A dificuldade dos consumidores para efetuar novos gastos e obter aprovação de crédito pesou sobre o resultado da economia. A inadimplência foi apontada como um dos vilões do crescimento, em especial no início do ano passado.

Consumidores mais endividados começaram a priorizar o pagamento de dívidas e contribuíram para iniciar a trajetória de recuperação na inadimplência no final do ano.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a desaceleração nos atrasos pode ser atribuído ao aumento na renegociação de dívidas, à redução dos juros, menor evolução do endividamento em 2012 e ao baixo nível de desemprego no país.

Fonte: Folha.com


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