A despesa de Consumo das Famílias apresentou aumento, no ano de 2012, de 3,1%, frente ao ano de 2011, o que configurou a 9ª elevação do componente nesta base de comparação. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou, nesta sexta-feira (1), os números do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no ano passado.
De acordo com o IBGE, o aumento do consumo das famílias, em relação ao ano imediatamente anterior, reflete o comportamento da massa salarial real dos trabalhadores, que subiu 6,7%, além do aumento de 14%, em termos nominais, do saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para as pessoas físicas.
A tabela abaixo mostra o crescimento de cada componente da demanda no PIB no ano passado, frente 2011.
Demanda
Ainda de acordo com o levantamento, na relação do 3º com o 4º trimestre, o consumo das famílias variou 1,2%. A formação bruta de capital fixo cresceu 0,5% e a despesa de consumo da administração pública variou 0,8%.
Além disso, exportações de bens e serviços apresentaram variações positivas de 4,5%, enquanto as importações cresceram 8,1%.
PIB
Analisando o ano de 2012, frente a 2011, o PIB brasileiro revelou alta de 0,9%. Já na comparação do último trimestre do ano passado com o anterior, houve acréscimo de 0,6%.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário