A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Dívida no valor de até R$ 5.000 não precisa ser declarada no IR




Os contribuintes devem informar os saldos das dívidas em 31 de dezembro em seu nome e no de seus dependentes, se for o caso. Mas nem todas precisam ser informadas.

Não precisam ser lançadas as de até R$ 5.000 ao final de 2012, as de financiamentos do SFH ou sujeitas às mesmas condições (o bem é dado como garantia), as de bens adquiridos por consórcio e as da atividade rural.

Pode ser que seja preciso lançar uma dívida só ao final de 2011 (se ela já foi quitada), só ao final de 2012 (se foi contraída no ano passado) ou ao final dos dois anos (caso em que ela já existia em 2011 e não foi quitada em 2012).

DÚVIDAS

A Folha oferece um serviço de esclarecimento de dúvidas dos leitores sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano.

As respostas, dadas pelos consultores da IOB Folhamatic, empresa do grupo Sage, são publicadas no caderno Mercado, de terça-feira a sábado, até 30 de abril.

Os leitores podem enviar perguntas por e-mail. A pergunta deve trazer o nome do leitor.

Devido ao grande número de perguntas recebidas, a Folha publicará aquelas que possam esclarecer as dúvidas do maior contingente possível de leitores.

E-mail para mercado.folha@uol.com.br; cartas para al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, Cep 01202-900, São Paulo.

Fonte: Folha.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário