É difícil saber quem viu aquela foto da festa de sexta-feira à noite que você postou no Facebook ou quem viu o texto que você escreveu sobre como estavam vestidos tais e tais atores durante o Oscar.
Segundo um estudo feito por cientistas de dados com a ajuda do Facebook, as postagens feitas na rede são vistas por mais pessoas do que se costuma imaginar.
Na média, cada um dos posts monitorados durante o estudo foi visto por um em cada três dos "amigos" do autor no Facebook durante o último mês de junho. Ao longo desse período, os usuários do site chegaram a cerca de 61% de seus contatos.
O estudo também perguntou aos usuários do Facebook sobre suas percepções de quantas pessoas eles alcançavam com seus posts e concluiu que eles "consistentemente subestimavam" sua audiência.
A pesquisa foi coordenada por Michael S. Bernstein, um cientista da computação de Stanford, e três membros de pesquisa de dados do próprio Facebook --Eytan Bakshy, Moira Burke e Brian Karrer.
A companhia frequentemente ajusta seu algoritmo proprietário para determinar como as postagens são exibidas nos "feeds" de amigos do Facebook. Isso vem sendo matéria de debate (link em inglês).
O estudo deve ser apresentado em uma conferência acadêmica no mês que vem.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário