A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Demanda das empresas por crédito cai 7% em junho deste ano




A demanda das empresas por crédito registrou uma queda de 7% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, divulgado nesta terça-feira (17), na passagem mensal, ou seja, entre maio e junho deste ano, o recuo foi de 8,7%.

Já no acumulado do ano, entre janeiro e junho, uma queda de 0,7% pode ser observada no indicador. Para os economistas da Serasa Experian, este foi o segundo pior desempenho de toda a série histórica, já que o indicador foi superior apenas ao primeiro semestre de 2009 quando, por conta da crise financeira internacional, uma queda de 6,7% na demanda das empresas por crédito foi registrada.

"O fraco desempenho da demanda das empresas por crédito durante o primeiro semestre de 2012 esteve atrelado ao baixo dinamismo da atividade econômica doméstica e ao quadro de incertezas mais elevado, tendo em vista o agravamento da conjuntura financeira internacional", informam.

Porte
Na comparação com junho de 2011, as MPEs (micro e pequenas empresas) foram as principais responsáveis pela queda na procura por crédito, apresentando um resultado de -8,1%. Contudo, o mesmo não ocorreu com as médias e grandes empresas, que registraram uma variação positiva de 12,4% e 14,7% no período em questão.

Já na comparação do mês de junho deste ano frente ao quinto mês de 2012, as MPES foram as que menos se destacaram em termos de demanda por crédito, apresentando uma baixa de -9,3% no indicador. Em contrapartida, se destacaram com resultados positivos as médias e as grandes empresas, que tiveram altas de, respectivamente, 0,9% e 2,2%.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário