A inadimplência do consumidor registrou queda de 0,27% em junho se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Os dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) foram divulgados nesta sexta-feira (6) pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
Esta é a segunda vez este ano que em que houve queda do indicador. Em março, o indicador já havia recuado 11,95% em relação ao mesmo mês de 2011.
Segundo o consultor da CNDL/SPC, Nelson Barrizzelli, a queda nos índices de inadimplência indica que uma parte das famílias está conseguindo pagar suas contas em dia.
"Se nada de grave acontecer a inadimplência vai continuar caindo. Estamos com crescimento na massa salarial, emprego estável e leve crescimento, temos a renda das famílias crescendo. Esses fatores lutam contra qualquer aspecto negativo que possa ocorrer na economia", afirmou Barrizzelli.
A pesquisa da CNDL informa apenas a variação percentual de consumidores que ingressaram ou saíram do cadastro de inadimplentes, mas não o total de inscritos.
A CNDL considera inadimplência atrasos de cerca de 30 dias em prestações/mensalidades de compras no varejo. A pesquisa é feita em mais de 150 milhões de cadastros de pessoa física de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados.
VENDAS
Em relação às consultas para pagamentos a prazo feitas com cheque ou no crediário, o índice apresentou queda de 2,8% em junho se comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Esta foi a primeira queda desde março de 2010. No acumulado do ano, o indicador avançou 3,7%.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário