O número de endividados aumentou em julho pelo segundo mês consecutivo, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (24) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O porcentual de famílias com dívidas subiu de 57,3% no mês passado para 57,6% neste mês.
Por outro lado, a pesquisa mostrou um recuo na inadimplência. O porcentual de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu para 21% em julho, após ficar em 23,2% em junho. Em igual mês do ano passado, a fatia de inadimplentes era de 23,7%.
Mesmo com a alta no número de famílias endividadas, o patamar ainda é inferior ao registrado em julho do ano passado, quando a fatia era de 63,5%. A pesquisa leva em consideração prestações a pagar em cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro ou seguros.
O número de famílias que dizem não ter condições de pagar suas dívidas em atraso também caiu, para 7,3% do total em julho, ante 7,5% em junho. Em julho de 2011, o porcentual de famílias que considerava não ter condições de pagar suas contas em atraso era de 8,1%.
Fonte: G1 Economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário