A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Varejo adota tecnologias para atender melhor seus clientes




Aumentou o número de estabelecimentos de varejo que se preocupam em atender seus clientes da melhor maneira possível, de acordo com relatório realizado pela Bematech e divulgado na terça-feira (17). Para chegar a essa conclusão foi medida a utilização do Emissor de Cupom Fiscal (ECF) mais o software de gestão.

A pesquisa Panorama da Automação Comercial no Brasil, que avalia a maturidade do uso de tecnologias por parte de estabelecimentos comerciais, apontou aumento de 8% na adesão de novidades tecnológicas. No ano anterior, esse número era de 31,6%, já em 2011 subiu para 39,7%.

Outro critério avaliado foi o número de comércios que já utilizam ao menos um produto tecnológico. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 6%, totalizando 85%.

Dentre os tipos de estabelecimentos com alto nível de adesão às tecnologias (ECF + software) se encontram os postos de gasolina, seguidos das farmácias e drogarias, cosméticos e supermercados. Já entre os que menos aderiram, estão as assistências técnicas e as lojas de informática e telefonia.

O uso do computador também cresceu em relação a 2010. O número de estabelecimentos que afirmaram utilizar a máquina cresceu 3,5%, atingindo 81,5% dos comerciantes.

Do montante de respondentes que aderiram ao uso tecnológico, 26% afirmaram que perceberam uma melhora na agilidade de seus processos.

“Neste ano, constatamos um crescimento no número de estabelecimentos que consideramos automatizados ou que contam com ao menos um produto de tecnologia em suas lojas, porém, ainda há um espaço significativo para o desenvolvimento de oportunidades na área”, afirma a coordenadora de marketing da Bematech, Geisa Bonfiette.

Estágios menos avançados
Os dados revelaram ainda que 14,1% dos comerciantes que não possuem as tecnologias estão em processo de implantação, enquanto que 66,6% não têm planos de avançar neste sentido nos próximos anos.

 A pesquisa
O estudo Panorama da Automação Comercial no Brasil foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Bematech em parceria com a Opinião Informação Estratégica durante o ano de 2011. No total, foram 3.239 entrevistados, em 30 verticais do varejo e em todo o território nacional. Dos estabelecimentos pesquisados, 89,9% são estabelecimentos únicos, isso é, não fazem parte de franquias ou redes.

Fonte: InfoMoney





Nenhum comentário:

Postar um comentário