Os consumidores que compraram veículos no último final de semana, antes do anúncio da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ainda podem ser beneficiados pela medida.
De acordo com a Proteste - Associação de Consumidores, se a nota fiscal ainda não foi emitida, o consumidor pode negociar a redução do IPI com a concessionária.
Comprar ou não?
A redução do IPI para o veículos zero quilômetros será válida até o dia 31 de agosto, além disso, o governo reduziu a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Porém, antes de comprar o carro, é importante pesquisar bem para garantir que os descontos sejam aplicados.
De acordo com a Proteste, o ideal é se programar em longo prazo, para comprar o veículo à vista. Mas se não for possível, é fundamental pesquisar muito antes de se comprometer com um financiamento de longo prazo, porque além do custo do financiamento há outras despesas envolvidas com a manutenção do veículo que pesam no orçamento.
Segundo a Associação, com a pesquisa é possível saber onde é mais vantajoso financiar o veículo, se com o banco ou diretamente com a concessionária.
Financiamento
A Proteste ainda explica que o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é a opção mais procurada para financiar o carro.
De acordo com a Associação, apesar de o carro ser adquirido já no nome do comprador, ele fica alienado ao banco até que todo o pagamento seja concluído.
Além disso, é possível antecipar o pagamento das parcelas com redução proporcional dos juros, além de ser permitida a transferência para um terceiro comprador, caso o consumidor não consiga pagar as parcelas ou queira se desfazer do carro antes do final do contrato.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário