A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vendas do comércio têm a segunda alta consecutiva do ano em abril




As vendas do comércio  varejista aumentaram no mês de abril deste ano, registrando a segunda alta consecutiva de 2012. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta segunda-feira (7), a elevação mensal foi positiva e alcançou 0,7% - 0,4 pontos percentuais menos que a observada em março de 2012.

Já na comparação com o mesmo mês de 2011, houve um crescimento de 6% na atividade varejista nacional. No no acumulado do primeiro quadrimestre de 2012, a elevação foi de 6,4%.

O indicador mostra que o avanço da atividade do comércio no mês passado foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de material da construção, que apresentou uma alta de 1,9% e pelo setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, que registrou uma expansão de 1,3%.

Os móveis, eletrônicos e informática também tiveram índice positivo em abril, de 1,2%, apesar da queda de 0,9 p.p. em relação ao mês anterior.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a melhora do desempenho do varejo  neste mês é resultado do recuo gradativo dos níveis de inadimplência do consumidor, dos ganhos reais de renda das pessoas ocupadas e das medidas de estímulo ao crescimento econômico que vem sendo tomadas pelo governo. Além disso, espera-se que o Dia das Mães também possa impulsionar o movimento dos consumidores nas lojas neste segundo trimestre.

Outros setores
Na passagem entre março e abril deste ano, tiveram recuo de 1,2 p.p., o setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, registrando variação de 0%. Os combustíveis e lubrificantes também apresentaram desaceleração de 0,6 p.p., apesar de ainda se manterem positivos no último mês (0,4%).

Por último, o segmento de veículos, motos e peças foi o que apresentou a maior queda percentual passando de 2,4% em março para -1,9% em abril. De acordo com os economistas da Serasa Experian, tal queda foi motivada pelo crescimento da inadimplência neste setor e também pelo maior rigor na concessão de crédito.

Sobre o Índice
O indicador da Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A amosta é composta de cerca de 6 mil empresas comerciais eo indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário