As vendas do comércio varejista subiram 0,2% em março na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em relação a março de 2011, houve crescimento de 12,5%.
"É um número que vem mais de acordo com o crescimento da economia no primeiro trimestre, se esperava crescimento mais forte e a economia brasileira não vem deslanchando nesse início de 2012", disse o gerente da coordenação de serviços e comércio, Reinaldo Pereira.
No acumulado dos últimos 12 meses, o comércio registrou expansão de 10,3%.
O IBGE revisou as vendas do comércio de fevereiro, passando de uma queda de 0,5% para estabilidade.
Segundo o IBGE, entre as dez atividades pesquisadas em março seis apresentaram variação negativa. Subiram as vendas de artigos farmacêuticos, médicos,ortopédicos, de perfumaria e cosmético (2,3%); móveis e eletrodomésticos (1,2%); tecidos vestuário e calçados (0,8%); material de construção (0,3%).
Já as atividades com vendas em queda foram: combustíveis e lubrificantes (-0,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%); hipermercado, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%); veículos e motos (-1,4%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-7,1%).
O varejo ampliado, que inclui o varejo e mais atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou variação positiva de 0,6% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal), tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário