O nível de inadimplência dos consumidores deve melhorar a partir do segundo semestre deste ano. O indicador de perspectiva da Serasa Experian registrou em março a oitava queda seguida.
A equipe econômica da empresa atribui a tendência de melhora ao menor ritmo de alta no endividamento do consumidor, o maior rigor na concessão de crédito e aos ganhos salariais acima da inflação.
Para traçar uma tendência sobre o comportamento futuro da inadimplência, a Serasa Experian considera 325 variáveis econômicas, numa tentativa de antever o cenário no horizonte de seis meses.
Em março, o índice de perspectiva da inadimplência do consumidor ficou em 98,2 pontos, uma queda de 1,4% em relação ao mês anterior. A série histórica mostra retrações desde julho de de 2011, após o pico de 111,6 registrado em julho daquele ano.
O cenário se confirmou no final do ano passado, quando o crescimento da inadimplência do consumidor subiu 21,5% em relação a 2010 e fechou como a maior variação desde 2002.
EMPRESAS
Como reflexo do quadro de maior endividamento do consumidor, aliado a fatores conjunturais, a perspectiva é pior para as empresas. O indicador, que vem subindo desde o final de 2010, teve nova alta, de 0,8%, em março.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário