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quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Empresas querem equilíbrio entre lucro e práticas sustentáveis
Um levantamento realizado pela Accenture em parceria com o CECP (Committee Encouraging Corporate Philanthropy) revelou que as empresas estão cada vez mais preocupadas em encontrar o equilíbrio entre a lucratividade,a inovação e as práticas sustentáveis.
Apesar das empresas estarem atentas a estas questões, os dados apontam que 91% dos CEOs (Chief Executive Officer) entrevistados enfrentam dificuldades na identificação de estratégias que envolvam simultaneamente negócios e questões sociais. Outro problema indicado por eles foi a disseminação destas estratégias para toda a empresa e mensuração do desempenho das iniciativas.
Além disso, 70% dos executivos disseram que reconhecem a necessidade de avaliar estratégias que conduzem à criação de valor sustentável. Entretanto, eles acreditam que é necessário definir critérios diferentes do que os utilizados para avaliar as iniciativas de negócios tradicionais, já que a criação de valor sustentável exige mais tempo para gerar retornos financeiros claros.
Futuro
Para a Accenture, os movimentos de mobilização social por parte das empresas devem acontecer o quanto antes porque os problemas enfrentados atualmente pela sociedade impactarão diretamente nos negócios nos próximos dez anos.
“Se estas questões forem pensadas com antecedência, será possível elaborar as melhores estratégias que trarão resultados em longo prazo”, afirma o executivo sênior da Accenture para serviços de sustentabilidade, Matthew Govier.
O especialista alerta ainda que as empresas que deixarem este assunto para ser pensando em cenário mais distante terão de implementar soluções mais caras, com menos oportunidades para atingir a diferenciação competitiva e a alta performance.
Por fim, ele explica que estratégia de criação de valor sustentável deve ser a extensão das mesmas competências que as empresas utilizam para conduzir seus negócios. “É preciso ampliar essas competências com objetivo de contribuir com a solução das questões sociais e ambientais, por meio de estratégias que também impulsionam os negócios”.
Fonte: InfoMoney
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