O
movimento dos consumidores nas lojas em 2014 subiu 3,7 por cento sobre o ano
anterior, registrando seu pior desempenho em 11 anos e impactado pelo fraco
desempenho no setor de materiais de construção, divulgou a empresa de
informações de crédito Serasa Experian nesta quarta-feira.
Segundo
a Serasa, a fraca atividade no comércio foi fruto de uma combinação entre
escalada dos juros, alta da inflação e menor grau de confiança dos consumidores,
que ainda estão em situação de elevado endividamento.
O
avanço do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que leva em conta
o volume de consultas mensais feitas por cerca de 6 mil estabelecimentos
comerciais à base de dados da Serasa, ficou bem abaixo da expansão de 5,2 por
cento em 2013, no resultado mais fraco desde 2003, quando havia crescido 3,1
por cento.
O
resultado foi impactado pelo setor de materiais de construção, com declínio de
6,5 por cento no ano, apontou a Serasa.
Na
ponta de destaques positivos, o segmento de supermercados, hipermercados,
alimentos e bebidas teve alta de 3,9 por cento no movimento em 2014, seguido
pelo desempenho do setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com
avanço de 3,4 por cento.
A atividade
no setor de combustíveis e lubrificantes, por sua vez, registrou aumento de 1,2
por cento de janeiro a dezembro do ano passado. No mesmo período, o crescimento
foi de 0,9 por cento no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática e
de 0,4 por cento para veículos, motos e peças.
Fonte: REUTERS
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