Os preços ao consumidor no comércio
eletrônico ficaram, em média, 9,76% mais baratos entre fevereiro de
2011 e fevereiro de 2012, segundo o Índice Fipe Buscapé.
Na análise das categorias,
as que apresentaram as maiores quedas de preços nos últimos 12 meses foram a de
telefonia (17,98%) e a de eletrônicos (17,88%). No primeiro caso, a principal
influência veio dos telefones celulares, que tiveram queda de 20%.
No caso dos eletrônicos, destaque para a retração
em televisores (-19%), blu-ray player (-24%) e GPS (-16%). Outra categoria que
teve forte queda foi a de eletrodomésticos, com queda de 5,7% no período. As
maiores influências vieram de refrigeradores, lavadoras
e fogões, itens beneficiados
pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), anunciada em
dezembro de 2011.
Fevereiro
Na análise do mês de fevereiro, de modo geral, os preços caíram 0,68%, na comparação com o mês imediatamente anterior.
Na análise do mês de fevereiro, de modo geral, os preços caíram 0,68%, na comparação com o mês imediatamente anterior.
Considerando-se o peso na composição do índice, os produtos
cujas variações de preços tiveram mais impacto para a queda geral foram
televisores (-1,9%), celulares e smartphones (-1,4%), microssystems (-5,1%),
lavadoras a jato (-2,1%) e blu-ray (-2,2%).
Sobre o indicador
O Índice Fipe Buscapé foi desenvolvido com metodologia da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir de uma análise detalhada de dados recolhidos do Buscapé e da e-bit.
O Índice Fipe Buscapé foi desenvolvido com metodologia da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a partir de uma análise detalhada de dados recolhidos do Buscapé e da e-bit.
O indicador visa atender o interesse de diversos
públicos (varejistas, consumidores, importadores, financiadoras, entre outros),
que não tinham acesso a dados detalhados de preços praticados nas lojas on-line.
Fonte: InfoMoney
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