Você já
parou para pensar quantas vezes você negocia por dia? Segundo pesquisas realizadas
pela consultoria Ingouville, Nelson & Associados, em um único dia, uma
pessoa negocia formalmente ou informalmente entre 10 e 30 vezes. O número pode
ser maior ainda no caso dos empresários, já que eles negociam constantemente com clientes,
fornecedores e funcionários.
No meio
empresarial, quem sabe negociar se destaca e sai na frente da concorrência. Um
dos métodos que pode ajudar os empreendedores é a chamada negociação
criativa. Para entender melhor sobre o assunto, o Portal InfoMoney conversou
com o consultor em negociação, Francisco Ingouville.
O
especialista explica que a negociação criativa é possível agregar valor,
diferente do que acontece em uma negociação comum. “Na negociação criativa se
estabelece uma relação de trabalho entre as partes envolvidas que permitem
engrandecer as oportunidades. Na tradicional acontece o contrário. As partes
competem pelo pouco valor existente”.
Ele
acrescenta que na negociação tradicional, alguém sairá perdendo, enquanto
apenas um ganha. “Saber que cada ganho representa uma perda da outra parte
estabelece uma relação de pouca confiança”.
Melhor
maneira de negociar
A palavra-chave para que a negociação seja bem sucedida é sinergia. Ingouville acredita que existem algumas regrinhas que devem ser cumpridas no processo de negociação. A primeira é a confidencialidade, ou seja, que o empresário não use a informação que o outro lhe forneceu.
A palavra-chave para que a negociação seja bem sucedida é sinergia. Ingouville acredita que existem algumas regrinhas que devem ser cumpridas no processo de negociação. A primeira é a confidencialidade, ou seja, que o empresário não use a informação que o outro lhe forneceu.
A segunda
é que saber que nada o que é falado durante a negociação tem valor de
compromisso, exceto quando alguém manifesta isso explicitamente. Segundo o
especialista, isso “fomenta a comunicação aberta”.
Outra
dica é escrever os interesses de ambas as partes. Com a lista nas mãos, realize
uma reunião de brainstorming, visando conseguir a maior satisfação possível de
todos os interesses.
O
consultor explica que o segredo da negociação está em entender bem o que a
outra parte deseja. Além disso, é importante entender que, em cada negociação,
é possível estabelecer uma relação que no futuro possa permitir melhores
resultados. “Ou seja, cultivar a negociação”.
Tempo
para negociar
Por fim, o especialista explica que as negociações não podem ser muito longas, porque as pessoas ficam impacientes e abandonam as boas práticas. Já nas negociações muito curtas, é muito possível que as partes não tenham tempo de estabelecer uma relação do trabalho em equipe.
Por fim, o especialista explica que as negociações não podem ser muito longas, porque as pessoas ficam impacientes e abandonam as boas práticas. Já nas negociações muito curtas, é muito possível que as partes não tenham tempo de estabelecer uma relação do trabalho em equipe.
Segundo
ele, o tempo ideal para negociar é aquele que consegue “passar de posições
individuais a interesses comuns e fazer um bom brainstorming”.
Fonte: InfoMoney
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