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terça-feira, 27 de março de 2012

Em alta no País, segmento de franchising atrai mais investimentos




O aquecimento da economia  nacional, a melhora do poder aquisitivo do brasileiro, o surgimento das chamadas microfranquias e a proximidade da Copa do Mundo parecem estar contribuindo, e muito, para o aumento das franquias no País. Ao menos é isso o que explica a consultora jurídica de varejo e franchising Melitha Novoa Prado.

Segundo ela, o momento pode até ser positivo para os negócios desde o último ano, já que os investimentos em franchising apresentaram uma alta de 16,9%. Contudo, nem por isso, os franqueadores e franqueados podem abrir mão de avaliar os riscos  antes de assumir um novo negócio.

“Alguns franqueadores e franqueados são vítimas de uma visão deturpada dos negócios, que objetiva o faturamento a qualquer custo, sem conhecimento e assistência. Com isso, ficam sujeitos a prejuízos e grandes revezes”, diz Melitha.

O ideal
Em outras palavras, a consultora defende que os franqueados devem procurar se unir a marcas já conhecidas, além de terem passado pelo período de experiência com o mercado e o cliente, para adquirir o know-how necessário.

“Quem investe no franchising, seja franqueador ou franqueado, precisa saber que os relacionamentos são muito importantes. Por isso, o franqueador tem que ser muito transparente com o investidor com relação às informações que tangem ao negócio, possibilitando a escolha consciente e acertada por parte dele, diminuindo assim falsas expectativas”, aconselha.

Para ela, quem está ou quer entrar em uma rede de franquia deve buscar conhecimento e informações importantes para o negócio até o cultivo de um relacionamento saudável e frequente entre as duas partes. Outro requisito essencial é contratar uma assistência profissional para a formatação do negócio.

Persistência
E quem está pensando em abrir o próprio negócio não deve esperar bons frutos no curto prazo. De acordo com Melitha, as franquias apenas costumam dar resultados no médio e longo prazos, sendo o período ideal de retorno de seis a sete meses.

“Já conheci franqueados que queriam desistir do negócio em apenas dois meses, por não apresentar o faturamento desejado”, relata.

Fonte: InfoMoney

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