A perspectiva de inadimplência do consumidor num horizonte de seis meses caiu 1,3% em janeiro, de acordo com o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quinta-feira.
"A sequência de quedas deste indicador, observada em pouco mais de seis meses, sinaliza que o pior momento para inadimplência dos consumidores, após a tendência de alta exibida desde início do ano passado, parece já estar ficando para trás", diz em nota.
Segundo os economistas da Serasa, deverão contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas ao longo de 2012 "o recuo da inflação, o aumento de 14% do salário-mínimo nacional, a manutenção de patamares historicamente baixos das taxas de desemprego, a continuidade da redução das taxas de juros e o crescimento mais moderado do endividamento do consumidor."
A perspectiva de inadimplência das empresas também ficou menor. A retração em janeiro foi de 0,5%, mantendo a tendência de queda exibida nos últimos meses.
"A continuidade da redução das taxas de juros, a retomada do crescimento econômico, a diminuição dos níveis de inadimplemento dos consumidores e as perspectivas de um cenário externo em 2012 menos conturbado do que foi em 2011 estão entre os fatores que deverão determinar uma trajetória mais benigna para a inadimplência das empresas", dizem os economistas.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário