As taxas de juros médias do cheque especial e do empréstimo pessoal tiveram queda no mês de abril, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Procon-SP.
A taxa do empréstimo pessoal caiu 0,09 ponto percentual, passando de 5,87% ao mês, em março, para 5,78% ao mês em abril. Foi estipulado um prazo de 12 meses, período oferecido por todas as instituições.
Já a retração do cheque especial foi de 0,02 ponto percentual, indo de 9,54% ao mês para 9,52% ao mês.
Para a assessora técnica, Cristina Rafael Martinussi, as reduções não foram muito expressivas em pontos percentuais. "No entanto já evidenciam uma tendência do mercado, em resposta à maior flexibilização da política monetária", diz.
O Banco Central anunciou no início de março o quinto corte consecutivo na taxa básica de juros, a Selic, que caiu para 9,75% ao ano. A redução foi de 0,75 ponto percentual.
BANCOS PÚBLICOS
Na semana passada, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal anunciaram redução das taxas de juros. O Procon diz, porém, que os efeitos da medida só poderão ser constatados nas próximas pesquisas.
"A tendência de queda dos juros, puxada pelo movimento dos bancos públicos, deve estimular a competição entre as instituições financeiras, o que pode levar a um aumento da oferta de crédito e redução das taxas de juros."
A pesquisa foi feita no dia 03 de abril no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Os dados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário