O índice de confiança industrial de junho atingiu o menor nível do ano, segundo dados do ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) divulgados nesta quarta-feira (20) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Em junho o indicador caiu 1,8 ponto em comparação com maio e ficou em 56,1 pontos. Entretanto, segundo nota da CNI, "apesar da queda, os empresários continuam confiantes, porque o ICEI varia de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 pontos indicam otimismo".
A queda, segundo Marcelo de Ávila, economista da CNI, pode ser atribuída à crise externa e retração da demanda interna. "O cenário para a indústria é de estagnação. Há entre os empresários um sentimento de frustração, de que as coisas não estão melhorando", afirma Ávila.
O ICEI caiu em 21 dos 28 setores pesquisados. Na indústria da construção, a confiança recuou de 60,2 pontos em maio para 58,5 pontos neste mês. A confiança só aumentou na indústria extrativa, e passou de 59,3 pontos em maio para 60,8 pontos em junho.
Os dados reforçam desânimo já apontado pelo indicador de confiança da indústria que também foi divulgado hoje pela FGV (Fundação Getulio Vargas). De acordo com esta instituição, o índice de Confiança da Indústria recuou 0,5% em junho na comparação com o mês anterior interrompendo uma sequencia de seis pequenos avanços registrados desde dezembro do ano passado. O índice foi de 103,4 pontos para 102,9 pontos.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário