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quarta-feira, 20 de junho de 2012

Metade dos brasileiros aceita ter o nome inserido no Cadastro Positivo




Neste ano, os brasileiros estão se mostrando mais propensos a aceitar a inclusão do nome no Cadastro Positivo, com 50% de aceitação com a população.

De acordo com um levantamento feito pela Boa Vista Serviços, entre os consumidores que já tiveram algum tipo de restrição de crédito, 52% afirmaram que autorizariam a inserção.

Entre os bancarizados, o percentual de consumidores que aceitariam ter o nome no Cadastro aumenta para 57%.

Já entre os entrevistados que têm receio de fazer parte do cadastro, houve diminuição de seis pontos percentuais, sendo 24% em comparação com os 30% observados em 2011.

Contrários ao cadastro
Segundo a pesquisa, 68% da população acredita que o maior motivo para o receio da autorização é a falta de conhecimento sobre o assunto. Além disso, 68% consideram que as pessoas não autorizam a inclusão de seus nomes porque não têm informações suficientes sobre seu funcionamento.

Destes respondentes, a percepção em relação ao principal fator de resistência ao Cadastro Positivo, os percentuais entre os segmentos bancarizados (85%) e não bancarizados (88%) ficam bem próximos.

Essa percepção também é elevada entre os que já tiveram alguma restrição a seu nome na tomada de crédito (86%).

Outro fator observado pela pesquisa, a proporção de entrevistados que considera o desconhecimento como um fator chave é semelhante nas várias classes sociais: 83% na classe A; 86% na B; 84% na C e 74% na DE.

Privacidade
O medo de perder a privacidade também é um fator que incomoda os consumidores. “O consumidor estará totalmente seguro e sairá fortalecido. Ele passa, com o Cadastro Positivo, a ser o condutor de sua vida creditícia. Não tenho a menor dúvida de que os maiores beneficiados serão as pessoas da nova classe C, assim como as da classe D e, ao longo do tempo, as da classe E.”, explica o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado.

Segundo a pesquisa, também existe uma resistência a aderir ao Cadastro Positivo porque uma parte dos consumidores receiam que, uma vez feita a adesão, eles poderão ser discriminados caso atrasem qualquer conta. Esse temor é maior nas classes C e DE e entre os não bancarizados.

Na outra ponta, a proporção dos entrevistados que consideram a não adesão como uma possibilidade de pagar mais caro pelo crédito, mesmo estando com as contas em dia, foi de 55%.

Fonte: InfoMoney

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