Uma recente pesquisa da ebusiness Brasil (Associação Brasileira de ebusiness) revelou que mais da metade das empresas brasileiras já aderiram ao Cloud Computing. Segundo o estudo, a resposta foi dada por 56% dos líderes entrevistados.
O levantamento, que englobou empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo a maior parte da indústria, contou com a participação de gerentes e diretores de TI (Tecnologia da Informação) de todo o País.
A preferida
E no que diz respeito aos tipos de nuvem - híbrida, pública e privada - a constatação é que o tipo privado segue como o mais contratado pelas empresas. De acordo com a pesquisa, o mesmo foi citado por 38% dos profissionais consultados.
“As vantagens apontadas pelos profissionais que já possuem o serviço são muitas e vão desde o aumento na disponibilidade da infraestrutura de TI (46%) e o maior foco no negócio (20%)”, detalha o estudo.
Segurança problema
A pesquisa destacou ainda o fato de que poucas empresas costumam contratar serviços de cloud temporários. Ao que parece, as companhias temem pela segurança de suas informações e, por isso, evitam a contratação do serviço. “Apenas 16% dos entrevistados afirmaram trabalhar com a nuvem temporária”, informa o levantamento.
Motivos
Outro motivo para justificar o pouco interesse das companhias nos serviços de cloud computing é ainda o investimento da operaçãora: para 8% dos consultados, o custo dessa tecnologia ainda é alto, sendo visto como uma barreira para tal adoção.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário