A Entidade...

Minha foto
A CDL tem por finalidade promover a aproximação dos associados, de modo a estimular o companheirismo e a ética profissional, amparar, defender e orientar os interesses dos associados.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nível de inadimplência do consumidor deve continuar caindo




Em abril de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (18).

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou, na passagem de março para abril deste ano, um recuo de 1,4%, atingindo o patamar de 95,8 pontos.

Para os economistas da Serasa, a sequência de quedas deste indicador, observada nos últimos nove meses, aponta para uma trajetória de declínio gradual da inadimplência dos consumidores no segundo semestre deste ano em relação ao níveis verificados ao longo de 2011 e também neste primeiro semestre de 2012.

De acordo com os economistas da Serasa, os ganhos salariais acima da inflação, o menor ritmo de crescimento do endividamento do consumidor, o maior rigor na concessão de crédito por parte dos agentes financeiros e a manutenção de patamares historicamente baixos das taxas de desemprego do consumidor deverão contribuir para melhorar o cenário para a inadimplência das pessoas físicas ao longo de 2012.

Empresas
No caso das empresas, o indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 1% na passagem de março para abril de 2012, atingindo a cifra de 106,6 pontos.

Como o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência, em média, o fato do indicador permanecer acima do nível 100 sinaliza que o cenário para a inadimplência das empresas ficará em patamar elevado nos próximos meses.

Os economistas da Serasa afirmam que “o lento processo de reativação do crescimento econômico, a alta da inadimplência dos consumidores e o agravamento da crise internacional tenderão a postergar a concretização de uma trajetória de queda mais consistente da inadimplência das empresas”.

Sobre o indicador
O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário